terça-feira, 25 de setembro de 2012

Um Brinde a Dimas..


“Um brinde a Dimas, o primeiro vida loka da história” (Racionais MC’s).
Quantos já não ouviram essa clássica e famosa frase? Mas você sabe quem foi Dimas? Sabe qual foi seu corre e destino?
 
O rap tem um poder de influência grande, não é difícil ver mc’s que lideram grandes massas formarem opiniões e ditar regras a milhares de manos e minas, infelizmente nem sempre as influências são boas e nem sempre a grande massa compreende àquilo que é passado pelos mc’s.
Vejamos então quem foi o “primeiro vida loka da história” e se podemos aprender algo de bom com sua vida.
Jesus foi condenado à morte de cruz e assim aconteceu, além de Jesus outras duas pessoas estavam sendo crucificadas, uma delas era Dimas, e a história nos diz que a sua vida não foi das mais corretas, ladrão confesso e ciente de que sua punição era justa. “A nossa condenação é justa, e por isso estamos recebendo o castigo que nós merecemos por causa das coisas que fizemos;” palavras do próprio Dimas. (cf. Lucas 23.41)
Mas antes de chegar a essa conclusão, olha só o que nosso querido Dimas fez:
“E até os ladrões que foram crucificados com Jesus também o insultavam” (cf.Mateus27.44 –Marcos 15.32),  é isso mesmo Dimas ficou tirando um barato com Jesus, o insultando. Hoje em dia não é diferente, imagine quantos manos/minas não vivem da mesma forma? Estão longe de Deus e ainda por cima zombando dEle, vivendo de forma inconseqüente, alguns acham que ser “vida loka” é viver da forma como Dimas viveu, mas infelizmente isso não garantirá a todos o fim que ele teve. Mas, vamos continuar nossa idéia.

Dimas estava em situação complicada, a morte era só uma questão de tempo, ele se ajunta ao povo e ao outro ladrão e começam a tirar um barato com Jesus, mas de repente, sabe o que acontece? Ele se liga, percebe que realmente Jesus era O Cristo, o enviado de Deus, àquele que poderia mudar a vida dele, e antes que a morte chegasse Dimas tomou a decisão mais importante que uma pessoa pode tomar: Reconhecer que Jesus Cristo é o único que pode realmente nos reconciliar com Deus e nos livrar da ira vindoura.
Então, se liga no que Dimas fez, ele reconheceu que Jesus é “o cara” e então fala pra ele: “Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei” (cf. Lucas 23.42).
E olha só o que Jesus responde: “Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso” (cf. Lucas 23.43).  Dimas recebeu o perdão e uma promessa. Mas espera ai, vamos fazer uma pausa aqui.
  • Dimas não viveu sua vida inteira ao lado de Deus, pelo contrário.
  • Dimas não fez boas obras, mas prejudicou muita gente, era ladrão.
  • Dimas não fez campanha de “7 semanas para libertação” ou “quebra de maldição hereditária”. Dimas não foi dizimista fiel.
  • Dimas simplesmente creu em Jesus e foi Salvo. Loco isso né?!

Talvez você possa estar pensando: “Mas como isso? O cara viveu toda uma “vida loka”, ai só final reconhece que precisa de Jesus e já é salvo, isso não é justo”.  Eu te explico porque foi assim, é para que nós possamos entender que a Salvação não é pelos nossos esforços e nem por nossas boas obras, ela é de graça. 
“Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A Salvação não é resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la”. (cf. Efésios 2.8,9)
Sabendo disso então você pode pensar: “Demorou, vou fazer como Dimas então, vou viver uma vida intensa, aproveitar todos os prazeres do mundo e quando eu estiver quase morrendo eu clamo por Deus e está tudo certo”. Então eu te pergunto, você sabe quando vai morrer? Sabe se estará vivo daqui a cinco minutos, um dia, uma semana, um ano? Ninguém sabe, esse é o grande perigo, a qualquer momento podemos partir e então prestar contas de nossas vidas para Deus e vou te falar mano/mina, sem Jesus, sem chance..
“Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao Senhor enquanto ele está perto”. (cf. Isaías 55.6)
Dimas foi esperto, não pela forma como viveu toda sua vida, mas pela forma como terminou ela. As diferenças entre Dimas e nós são poucas, pois todos nós estamos fadados a passar a nossa eternidade longe de Deus, a menos que façamos como Dimas, reconhecer que Jesus Cristo é Senhor e que sua morte e posteriormente ressurreição foi para nos reconciliar com Deus, pagar nossa dívida, e nos resgatar.
Um brinde a Cristo que salvou o “primeiro vida loka da história”.

Versículos para meditação:
“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Atos 2.21
“Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos – Jesus Cristo, que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados.” 1 Timóteo 2.5
“A Salvação só pode ser conseguida por meio dele (Jesus). Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.” Atos 4.12
Disse Jesus: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” João 6.37

Um comentário: