terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Quem é Que Vem Lá?


Não são todos, sei que ainda existem aqueles que estão focados no evangelho puro e simples, mas infelizmente, uma boa parcela dos “levitas” e ministros estão se espelhando nos seus ídolos e querendo ser iguais a eles.

Quem está de fora, ou seja, aquele que não é reconhecido, não tem fama, ainda está procurando seu “espaço” no meio gospel, normalmente está com os olhos fitos nos astros do gospel que estão no topo, e querem ser como seus ídolos, para ganhar fama, notoriedade, dinheiro, estar sob os holofotes da mídia e tudo com a desculpa de “adorar a Deus”. 

As pessoas não querem ser como eles porque eles são piedosos, amorosos, humildes, santos e tem a semelhança de Cristo, mas porque são pop-stars famosos, que estão no centro das atenções. Esse é o problema, o velho problema do orgulho, da soberba e da altivez. Quem está aqui quer estar lá, e quem está lá?

Quem está lá, é como um camaleão, tomando a forma que lhe é conveniente, qual é o tipo de evento? Pergunta o empresário. Evento em igreja?! Então lá vamos nós pegarmos nosso pacote de clichês, máscaras de adorador, capa de santidade e pronto, estamos preparados para mais uma mini$tração. Evento em TV?! Ai o discurso já muda um pouco, vem o ecumenismo, abafa-se o evangelho, agrada-se o público, o ideal é massagear os egos, fala-se o que querem ouvir e não o que precisam ouvir.

Engraçado que no início do ministério, prega-se o evangelho para tudo e todos, cantam em qualquer espaço que é oferecido, muitas vezes até pagam para poder cantar, oram para que Deus os leve para lugares onde mais e mais pessoas possam ouvir o evangelho e quando isso acontece, ao invés de continuarem fiéis as suas convicções, manter uma postura firme e constante, o que acontece? Regridem, acovardam, são envolvidos em um sistema mundano e cruel. Alguns estão chamando isso de “evolução ministerial/musical”, mas eu chamo de apostasia.

Lembrei-me de um rap* q diz:
“É tipo uma troca, você ta ligado?
Por esse momento os egos são inflados
Eu com os aplausos, você com o que eu falo
Não falo contra o pecado, acordo fechado”

Quem está lá erra por não ser exemplo de Cristo para quem está aqui, e quem está aqui não quer ser como Cristo, mas como aqueles que estão lá. Lamentável.

 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade” Mateus 7.21-23

“Então, direis: comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim todos os que praticais iniqüidades” Lucas 13.26-27

Para finalizar, indico esse excelente documentário: 

Ministérios Fracassados



*Música Hoje Tem Show
EP – Estamos em Reforma, do ministério D’CRISTO
( Ouça AQUI - Baixe o álbum completo AQUI)

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Crianças na Fé


“Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã.” 1Co 3.1

Meditando nas Escrituras pude perceber um problema que o Apóstolo Paulo encontrou quando escreveu as cartas à igreja de Corinto e que não muito diferente encontramos também nas igrejas de hoje.

Paulo relata no primeiro capítulo, verso 12 O que eu quero dizer é isto: cada um de vocês diz uma coisa diferente. Um diz: “Eu sou de Paulo”; outro, “Eu sou de Apolo”; outro, “Eu sou de Pedro”; e ainda outro, “Eu sou de Cristo”.”

Não é isso o que acontece hoje em dia?! O que eu vejo são irmãos (ãs) defendendo a sua denominação (placa de igreja) com “unhas e dentes”, uns dizem “Sou da igreja A até morrer” e outros “Sou da igreja B até o osso” e também outros “Igreja C na veia meu bro”, meu Deus, como somos crianças na fé, brigamos por uma placa de igreja, nos achamos superiores a outros irmãos em Cristo só porque pertencemos a tal igreja, porque a igreja tem X membros, ou porque a igreja tem algumas programações que a outra não tem. E alguns líderes ainda caem na besteira de dizer que “se você deixar à igreja A para ir para igreja B você está deixando o próprio Deus”. Durma com um barulho deste.

Perdemos um precioso tempo, onde poderíamos estar unidos, sendo Cristo, O Cabeça do Corpo, fazendo realmente a diferença para àqueles que ainda não O conhecem, mas não, estamos perdendo tempo demais querendo achar “pelo em ovo”.

Devemos sim ir à igreja, devemos sim servir à igreja local, mas isso porque Cristo é O Cabeça, os interesses devem estar na ordem correta. Primeiro Deus, depois família e depois a igreja (instituição), se você inverter essa ordem, mais cedo ou mais tarde, vai ter problemas.

Quer se orgulhar em alguma coisa?! Faça como diz o verso 31, ainda da primeira carta de Paulo: “Portanto, como as Escrituras Sagradas dizem: “Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz”.”

Fico imaginando se Paulo ministrasse uma Palavra dura, como encontramos em boa parte da primeira carta a igreja de Corinto, para igreja de hoje, o que ia ter de crente “bicudinho” deixando a igreja e se sentindo magoado, ou então muitos iriam se levantar e dizer a Paulo “quem é você para julgar o seu irmão?” ou “não toques no ungido do Senhor” e outros clichês que ouvimos por aí.

Finalizo essa meditação, com os seguintes versículos do capítulo 3:
“21 Ninguém deve se orgulhar daquilo que as pessoas podem fazer. Pois tudo é de vocês,
22 isto é, Paulo, Apolo, Pedro, este mundo, a vida e a morte, o presente e o futuro. Tudo isso pertence a vocês,
23 e vocês pertencem a Cristo, e Cristo pertence a Deus.”


A sua prioridade é fazer com que a “sua” igreja seja reconhecida?! Você está colocando sua denominação acima de tudo?! Pensa que a “sua” igreja é melhor do que as outras só porque tem mais membros, ou porque o louvor é bonito, ou porque o pastor é carismático?! Você pensa que se deixar a “sua” igreja e ir para outra estará cometendo um “pecado mortal”?! Acha que Deus só se manifesta se for na “sua” igreja?!

Se a resposta foi sim, peço que reveja seus conceitos, talvez você ainda seja uma criança na fé e precisa crescer.

Está na hora de amadurecermos na fé, deixar de sermos crianças tolas brigando por nada, se você é meu irmão em Cristo, então prossigamos juntos em amor e unidade.


Se pertencemos a Cristo, façamos o trabalho que nos foi confiado, sabendo que é Ele quem está no comando, independente da sua placa de igreja, somos irmãos e devemos prosseguir em favor do Reino.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vende-se uma Oficina


Foi em um domingo à tarde, recebemos a visita de nossos avós (na verdade são os avós da minha esposa, mas eu os considero) e enquanto minha esposa e avó preparavam um delicioso café na cozinha, ali na sala eu e o avô conversávamos sobre vários assuntos enquanto assistíamos a uma partida de futebol.

Como é interessante conversar com pessoas com mais experiências, não sei quanto a você, mas eu sou bastante observador, gosto muito de conversar com pessoas mais vividas, aprendo lições preciosas, e nesse domingo não foi diferente.

Meu avô começou a me contar sobre como ele perdeu um bom dinheiro por ter feito uma sociedade com uma pessoa sem caráter, ele me contou que ele e mais um amigo haviam montado uma oficina e anos após resolveram vendê-la, entraram em um acordo para vender a oficina por 7 mil (não me lembro agora qual era a moeda corrente da época), como era 50/50 ficariam então 3,5 para cada. 

Esse amigo do meu avô tomou a frente das negociações e vendeu a oficina para um juiz da cidade, mas disse para o meu avô que ele, o juiz, só iria pagar após 3 meses, pois precisava vender uma safra de café que havia plantado, passaram-se os 3 meses e nada do dinheiro, meu avô resolveu ir então até a fazenda desse juiz para ver se ele poderia adiantar algum dinheiro, pois ele estava passando necessidades e precisava dessa grana.  Chegando lá, explicando a situação para o juiz, para sua surpresa, ele ouviu:
- Mas o senhor tinha uma porcentagem menor na oficina?
E o meu avô respondeu:
- Não, era meio a meio, seria 3,5 para cada um, por quê?
O juiz então com um olhar de indignação:
- Eu comprei a oficina por 12 mil, e digo mais, paguei na hora.

Se compadecendo de meu avô, o juiz e ele foram até a casa desse amigo, tiraram satisfações e para resumir a história, até hoje, muitos anos depois, meu avô não recebeu todo o dinheiro, e nem vai, pois o amigo morreu há alguns dias.

Bom, você deve estar se perguntando: “E o que eu tenho a ver com o problema do seu avô?”, bem, nada, a menos que você queira pagar a divida do seu falecido amigo.

Eu te contei toda essa história porque um fato me chamou atenção, depois que meu avô contou tudo isso e acredite, teve “mais caroço no meio desse angu”, no final da “proza”, meu avô me disse:
- E sabe o que mais? Ele era crente. Faziam reunião na casa dele, tocavam violão lá, cantavam pra Deus e ele ainda ia todo domingo na igreja. Era crente ainda por cima.

Confesso que fiquei sem palavras, não pensei que o desfecho dessa história seria assim. Só me veio uma coisa em mente: “Cara, como é importante sermos (nós cristãos) exemplo. Será que sou um exemplo para alguém?”

Comecei a pensar em como nossas atitudes são muito importantes, e em alguns casos, elas são cruciais para podermos testemunhar aquilo que cremos. Ela pode funcionar como uma ponte que leva a pessoa a conhecer a Deus ou como um muro que atrapalha para que isso aconteça.

Você já ouviu aquela famosa frase: “Faça o que digo, mas não faça o que faço”?! No cristianismo é diferente: “Faça o que eu digo e FAÇA o que eu faço”.  Não estou falando de “super-crentes”, mas de cristãos que buscam viver em santidade, se esforçando para “matar o velho-eu” todos os dias, dando espaço para o Espírito Santo moldar suas vidas.

“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza.” Gálatas 5.22-24

Se desejarmos fazer a diferença, precisamos ser diferentes, precisamos ser exemplos, precisamos nos esforçar para não deixar o mundanismo moldar nosso caráter.

Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” Romanos 12.2

Se as nossas atitudes não condizem com as nossas palavras, só estamos jogando palavras ao vento.  Precisamos deixar com que Cristo seja o centro de nossas vidas, deixar com que o Espírito Santo nos molde para que a cada dia nós possamos parecer mais com Pai.

Do que adianta freqüentar culto de domingo a domingo se dentro de casa o marido bate na sua esposa, a esposa não é submissa ao seu marido, o filho desrespeita seus pais, os pais não dão amor aos filhos, falamos palavrões no futebol, compramos e não pagamos, mentimos para nosso irmão, fazemos maldade no trabalho, cobiçamos a mulher do próximo, roubamos, etc. ?! Só estamos enganando a nós mesmos.

Paulo disse:

Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo. 1 Coríntios 11.1

“não damos nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado” 2 Coríntios 6.3


E no final das contas, tudo termina em... Cristo. Ele é o nosso exemplo a ser seguido.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Amanheceu, e Agora?


O despertador toca novamente e antes mesmo de abrir os olhos eu já começo um diálogo comigo mesmo, ou seria um monólogo?! Risos.

"Ah, não acredito que já tocou, parece que acabei de deitar, é sério que já tenho que levantar?" 

Abro somente um dos olhos, ainda enxergando meio embaçado, vejo o display do celular para confirmar as horas, vai que o despertador resolveu me pregar uma “peça”, mas não, está mesmo na hora de levantar, reluto mais um pouco e então, vamos lá...  Amanheceu, e agora?

É impressionante como nossa mente trabalha, algumas vezes nem bem acordamos e um turbilhão de pensamentos já nos vêem a mente:

- Cara, estou atrasado para o trabalho.
- Tenho que levar as crianças no colégio.
- O que vai ter pro café?
- Hoje tem prova.
- Que dor nas costas.
- Nossa, não dormi nada essa noite.
- Daqui a alguns dias vencem as contas.
- Que roupa vou vestir?
- Será que meu time vai ganhar hoje?

E então começamos a nossa rotina diária, mais um dia de vida, alguns mais acelerados, outros mais lentos, mas enfim, estamos vivendo...

Nem sempre temos a qualidade de vida que esperamos, outras vezes nos frustramos ao longo do dia. Você já teve aquela sensação de que parece que você corre, corre, corre e não sai do lugar?! Pois é, eu também. As vezes parece que estamos correndo atrás do vento, não é mesmo?!

Bom, talvez nós nos sentimos assim porque o nosso foco anda meio distorcido, talvez estamos gastando tempo demais, energia demais, recursos demais naquilo que não vai nos trazer paz, eu estou falando de paz celestial, não da “paz” que o mundo oferece.

No evangelho de Mateus capítulo 6 verso 33 diz: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”

Cara, como é difícil priorizar o Reino, somos bombardeados pelo mundanismo á todo momento e quando menos esperamos, booom, lá está nossa mente divagando em coisas fúteis.

O nosso interesse deve ser pelas coisas do Alto, devemos gastar nosso tempo, nossos recursos, nossas energias buscando aprender mais sobre Deus e como podemos ser úteis para “Sua Causa” e menos em como vamos arrumar grana para comprar um iPhone 5, uma moto 1000 cilindradas ou aquele carro que passa no comercial toda hora.

Penso que se começamos o dia bem, temos grandes chances de terminarmos o dia bem, e não estou falando de um sentimento que depende dos acontecimentos externos, estou falando de cumprir o chamado, fazer aquilo que Deus nos chamou para fazer.

Como devo começar meu dia então?
Poderíamos começar o dia como o Salmista ensina:

“Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro.  Pela manhã ouves a minha voz, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha oração, e vigio”  (Salmo 5.2,3)

Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso” (Josué 1.8)

“Faze-me ouvir da tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti elevo a minha alma.  Livra-me, ó Senhor, dos meus inimigos; porque em ti é que eu me refugio.  Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano” (Salmo 143.8-10)


Se começarmos nossos dias buscando a Deus, com oração e leitura Bíblica, entregando-nos aos Seus Cuidados, então, teremos a força necessária para caminhar pelo caminho estreito. Estaremos mais sensíveis a voz do Espírito Santo, saberemos lidar melhor com os obstáculos que aparecerão em nossa frente.

E mesmo que, talvez, aos olhos naturais, nossos dias não terminem bem, saiba que “as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã”.

Assim diz o Senhor:

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jeremias 33.3) 

A vida é uma dádiva, amanhã quando abrir os olhos (se assim Deus permitir) o que vai fazer?

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Imitando os de Beréia


 “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.Atos 17.11


Essa passagem conta uma das muitas viagens missionárias de Paulo e Silas, dessa vez eles estavam em Beréia, e o que me chamou atenção é a forma como eles (bereanos) receberam a mensagem que Paulo anunciava.

A Bíblia relata que o povo, além de tratar Paulo e Silas de forma educada, estudava as Escrituras todos os dias e as comparavam com o que Paulo estava anunciando, ou seja, examinavam nas Escrituras se o que Paulo ensinava era realmente aquilo. 

Aprendo ensinos valiosos com essa passagem, já que vivemos dias onde os líderes (cantores/pastores/bispos/etc) são considerados inquestionáveis, acima até mesmo da Palavra em algumas situações, então eu considero de vital importância “examinarmos as Escrituras e comparamos com o que temos ouvido”, não há nada de errado nisso, mesmo que alguns líderes esbravejem em seus púlpitos que eles são os “intocáveis”... risos.

“Examinai tudo. Retende o bem” 1 Tessalonicenses 5.21

Infelizmente o peso da palavra dos líderes (cantores/pastores/bispos/etc) está mais relacionado com sua “fama” do que se o que eles falam está de acordo com a Palavra, hoje em dia quanto mais CDs/DVDs/livros vendidos, quanto mais aparições na TV, agenda de shows lotada, fã clube numeroso, hit tocando em todas rádios, então, mais “verdadeira” é a palavra que sai de suas bocas, é como um decreto, não é preciso nem examinar para ver se é bíblico, e é ai que mora o perigo, talvez seja por isso que encontramos líderes manipulando grandes multidões, é uma obediência cega ao homem e não a Deus.

Penso que a forma mais saudável para nós, e porque não dizer para o próprio Corpo de Cristo, é que sejamos como os irmãos de Beréia.

1)    Estude as escrituras diariamente, de forma sistemática, acompanhado de oração, só assim poderemos distinguir se o que ouvimos, seja pregação ou música, vem realmente de Deus.

2)    Não coloque líderes (cantores/pastores/bispos/etc) acima do bem e do mal, acredite, não existe ministro infalível, somente a Palavra de Deus é infalível, e não há nada errado em você comparar se o que estão te ensinando é realmente bíblico. Questione sim, mas faço uma ressalva, não estou incentivando nenhum tipo de rebeldia ou desrespeito para com os líderes, acredito que o diálogo e o respeito mútuo são as melhores formas de se resolver as diferenças.

Sejamos como nossos irmãos de Beréia, e juntos cresceremos em conhecimento e graça.

 Termino esse post com a frase de Martinho Lutero:

“Todo ensinamento contrário às Sagradas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres.”

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Não é..




Não é pelo que faço, se esse é o meu foco
Me pego preso no laço, perco o verdadeiro foco

Não é por merecimento, nem por reconhecimento
Não é pela cor da pele, classe social, obediência
Nem pelo carisma, eloqüência, aparência

Não é pela freqüência nos cultos, Nem por ajudar a muitos
Não é por ter impérios, por construir palácios
Nem por ser dizimista fiel e depositar 10% no gazofilácio

Não é pelas vitórias, Não é pelas histórias
Não é por medo, Não é nenhum segredo
Se a paz q tanto quero no fim tira o meu sossego

Não é pela medalha no peito, nem por levantar taças
Hoje eu posso dizer: É somente pela Sua misericórdia e graça

Merecedor? Ah, isso eu sei que não sou
Obrigado Senhor, pois primeiro me amou

Um Brinde a Dimas..


“Um brinde a Dimas, o primeiro vida loka da história” (Racionais MC’s).
Quantos já não ouviram essa clássica e famosa frase? Mas você sabe quem foi Dimas? Sabe qual foi seu corre e destino?
 
O rap tem um poder de influência grande, não é difícil ver mc’s que lideram grandes massas formarem opiniões e ditar regras a milhares de manos e minas, infelizmente nem sempre as influências são boas e nem sempre a grande massa compreende àquilo que é passado pelos mc’s.
Vejamos então quem foi o “primeiro vida loka da história” e se podemos aprender algo de bom com sua vida.
Jesus foi condenado à morte de cruz e assim aconteceu, além de Jesus outras duas pessoas estavam sendo crucificadas, uma delas era Dimas, e a história nos diz que a sua vida não foi das mais corretas, ladrão confesso e ciente de que sua punição era justa. “A nossa condenação é justa, e por isso estamos recebendo o castigo que nós merecemos por causa das coisas que fizemos;” palavras do próprio Dimas. (cf. Lucas 23.41)
Mas antes de chegar a essa conclusão, olha só o que nosso querido Dimas fez:
“E até os ladrões que foram crucificados com Jesus também o insultavam” (cf.Mateus27.44 –Marcos 15.32),  é isso mesmo Dimas ficou tirando um barato com Jesus, o insultando. Hoje em dia não é diferente, imagine quantos manos/minas não vivem da mesma forma? Estão longe de Deus e ainda por cima zombando dEle, vivendo de forma inconseqüente, alguns acham que ser “vida loka” é viver da forma como Dimas viveu, mas infelizmente isso não garantirá a todos o fim que ele teve. Mas, vamos continuar nossa idéia.

Dimas estava em situação complicada, a morte era só uma questão de tempo, ele se ajunta ao povo e ao outro ladrão e começam a tirar um barato com Jesus, mas de repente, sabe o que acontece? Ele se liga, percebe que realmente Jesus era O Cristo, o enviado de Deus, àquele que poderia mudar a vida dele, e antes que a morte chegasse Dimas tomou a decisão mais importante que uma pessoa pode tomar: Reconhecer que Jesus Cristo é o único que pode realmente nos reconciliar com Deus e nos livrar da ira vindoura.
Então, se liga no que Dimas fez, ele reconheceu que Jesus é “o cara” e então fala pra ele: “Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei” (cf. Lucas 23.42).
E olha só o que Jesus responde: “Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso” (cf. Lucas 23.43).  Dimas recebeu o perdão e uma promessa. Mas espera ai, vamos fazer uma pausa aqui.
  • Dimas não viveu sua vida inteira ao lado de Deus, pelo contrário.
  • Dimas não fez boas obras, mas prejudicou muita gente, era ladrão.
  • Dimas não fez campanha de “7 semanas para libertação” ou “quebra de maldição hereditária”. Dimas não foi dizimista fiel.
  • Dimas simplesmente creu em Jesus e foi Salvo. Loco isso né?!

Talvez você possa estar pensando: “Mas como isso? O cara viveu toda uma “vida loka”, ai só final reconhece que precisa de Jesus e já é salvo, isso não é justo”.  Eu te explico porque foi assim, é para que nós possamos entender que a Salvação não é pelos nossos esforços e nem por nossas boas obras, ela é de graça. 
“Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A Salvação não é resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la”. (cf. Efésios 2.8,9)
Sabendo disso então você pode pensar: “Demorou, vou fazer como Dimas então, vou viver uma vida intensa, aproveitar todos os prazeres do mundo e quando eu estiver quase morrendo eu clamo por Deus e está tudo certo”. Então eu te pergunto, você sabe quando vai morrer? Sabe se estará vivo daqui a cinco minutos, um dia, uma semana, um ano? Ninguém sabe, esse é o grande perigo, a qualquer momento podemos partir e então prestar contas de nossas vidas para Deus e vou te falar mano/mina, sem Jesus, sem chance..
“Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao Senhor enquanto ele está perto”. (cf. Isaías 55.6)
Dimas foi esperto, não pela forma como viveu toda sua vida, mas pela forma como terminou ela. As diferenças entre Dimas e nós são poucas, pois todos nós estamos fadados a passar a nossa eternidade longe de Deus, a menos que façamos como Dimas, reconhecer que Jesus Cristo é Senhor e que sua morte e posteriormente ressurreição foi para nos reconciliar com Deus, pagar nossa dívida, e nos resgatar.
Um brinde a Cristo que salvou o “primeiro vida loka da história”.

Versículos para meditação:
“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Atos 2.21
“Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos – Jesus Cristo, que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados.” 1 Timóteo 2.5
“A Salvação só pode ser conseguida por meio dele (Jesus). Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.” Atos 4.12
Disse Jesus: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” João 6.37

O Hip Hop nos Salvou?

Há pouco mais de uma década envolvido com o movimento Hip Hop e foram inúmeras vezes que ouvi e li a frase “O Hip Hop me salvou”, isso nem sempre fez sentido pra mim, hoje posso afirmar que isso é impossível. Espere, sei que isso soa como uma heresia ao movimento, e antes que você pare de ler esse artigo, te encorajo a ir até o fim e entender o porquê digo isso.
Não tenho dúvidas do “poder” que o Hip Hop tem e a influência que exerce nas pessoas e conseqüentemente na sociedade, são inúmeros casos de pessoas que abandonaram vícios, o crime, se re-integraram a sociedade, aprenderam a ter disciplina, aumentaram a auto-estima, já vi e vivi tudo isso, mas a pergunta é: Seria isso realmente salvar? Então você pode me dizer: “Mas eu poderia estar morto agora, se não fosse o Hip Hop”. Certo, talvez isso só tenha sido adiado, mas certamente esse dia chegará a todos nós, e depois?
A real é que um dia prestaremos contas de todos nossos atos diante de Deus. Será que simplesmente por falarmos pra Deus. “Senhor, eu era do rap, então me deixa entrar no Teu Reino”, vai adiantar algo?
Aqui chegamos ao ponto onde eu queria, eu amo o Hip Hop, amo essa cultura e esse movimento, mas um dia me apresentaram “algo” que fez com que eu realmente entendesse que o Hip Hop é só mais uma das muitas formas que posso utilizar para adorar e honrar a um Deus, Único, e digno de toda honra e glória.
Isso mesmo, ele é só uma ferramenta, e como ferramenta eu posso utilizá-la de duas formas,  para glorificar a Deus ou não. Essa escolha é nossa.
 Não, o Hip Hop definitivamente não pode me salvar, Deus pode me salvar através daquilo que seu filho, Jesus Cristo, fez na cruz. Eu posso fazer meu melhor flow e minha melhor rima, mas Deus é o dono das mais lindas poesias, posso fazer meu melhor scratch ou back-to-back, mas Deus continua orquestrando nossa vida, posso fazer o melhor passo e executar o melhor “moinho-de-vento”, mas Deus é Aquele quem dá ordem até ao vento, posso pintar o melhor muro e fazer o graffiti mais loco, mas Deus continua sendo o verdadeiro Artista.


Tudo, inclusive ao Hip Hop, está submisso a Deus e sua infinita grandeza.
O Hip Hop pode “adiar” o dia em que prestaremos contas a Deus de nossos atos, mas esse dia chegará, e o que vamos apresentar para Deus? Um rap? Um scratch? Um graffiti? Uma dança? Nada disso vai ter valor se não for acompanhado do Sangue de Cristo.